Inquietações políticas em psicanálise e educação: o caso da educação infantil

Paula Fontana Fonseca

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O campo da psicanálise e educação se sustenta no entendimento de que o educar é uma profissão da ordem do impossível. Não há garantias dos resultados na medida em que a relação entre meios e fins não é previsível. É a partir desse pressuposto ético que os efeitos de uma política da psicanálise no campo educativo se fazem ouvir. Neste livro, a investigação acerca de uma política própria à psicanálise é realizada por meio de um debate com autores contemporâneos do campo freudo-lacaniano e pelo estudo dos discursos propostos por Lacan. A obra toma a educação infantil brasileira como caso a ser discutido e demonstra que, na contemporaneidade, esta vem sendo agenciada predominantemente sob a égide do discurso universitário ou do discurso do capitalista, e que a própria teoria psicanalítica também tem sido apropriada como mais um saber empregado para explicar os impasses escolares e educativos. A política do discurso analítico pode contribuir para que o sujeito se separe de uma posição alienada a um saber que lhe é extrínseco, questionando os saberes pedagógicos hegemônicos de modo a encontrar uma resposta singular que o autorize a lançar-se na prática educativa, mesmo que não existam, de antemão, garantias dos resultados a serem alcançados.

 

Dados técnicos

 

Autora: Paula Fontana Fonseca

Encadernação:  Brochura

Formato: 16 x 23 x 0,8 cm

Número de páginas: 152

Idioma: português

Edição: 1ª Edição

ISBN: 9788569430209

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