Indisciplina e bullying nas práticas escolares de diretores, coordenadores, docentes e alunos: uma análise à luz da teoria crítica da sociedade

Alex Sandro Corrêa

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Este estudo analisa a indisciplina e o bullying no interior das práticas escolares e educativas de duas escolas, uma pública e outra particular, ambas pertencentes ao município de Serra (ES). São investigadas as manifestações de indisciplina e de bullying nas relações escolares, com ênfase no modo como os gestores e professores das duas escolas concebem e diferenciam os dois fenômenos e a maneira como caracterizam os perfis de alunos considerados indisciplinados e/ou agressivos, tendo por objetivo relacionar esses perfis com a questão da dupla hierarquia, conforme descrita por Theodor W. Adorno. Também é analisada a maneira como estudantes das duas escolas distinguem, definem e apontam as ocorrências de indisciplina e bullying e o modo como são atingidos por tais ocorrências. O referencial teórico adotado é a teoria crítica da sociedade, em particular as reflexões de Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Walter Benjamin sobre a formação do indivíduo e sobre os mecanismos que dificultam ou impedem essa formação. Os resultados deste estudo apontam ocorrências de bullying e de indisciplina como ações frequentes, imprecisões ao diferenciá-los, o bullying descrito como mera agressão, sem identificá-lo como uma ação contínua contra um mesmo alvo, a atribuição desses fenômenos a fatores externos à instituição e a inexistência de projetos ou de ações preventivas de combate à violência ou à indisciplina.

 

Dados técnicos

 

Autor: Alex Sandro Corrêa

Encadernação: brochura

Formato: 16 x 23 x 1,7 cm

Número de páginas: 320

Idioma: português

Edição: 1ª Edição

ISBN: 9786587804101

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