Histórias psicossociais da psicanálise brasileira

Belinda Mandelbaum, Stephen Frosh, Rafael Alves Lima (Orgs.)

R$ 89,00

Frete grátis para todo o Brasil

Pagamento via

Este livro apresenta uma história crítica da psicanálise no Brasil. Escritos principalmente por historiadores e psicanalistas brasileiros, os capítulos abordam questões centrais relacionadas ao papel social da psicanálise. Como a psicanálise se desenvolveu e floresceu numa sociedade em que a modernização foi acompanhada de desigualdade, autoritarismo e violência? Como a psicanálise sobreviveu no Brasil ao lado da censura e da repressão? Por meio de uma variedade de enfoques, os autores demonstram como a psicanálise no Brasil se apresentou como progressista e transformadora e manteve essa autoimagem ao mesmo tempo em que desenvolveu estruturas institucionais que reproduzem o autoritarismo da sociedade em geral.

 

Esta obra oferece perspectivas conceituais e práticas para pesquisadores acadêmicos e psicanalistas, e aborda questões metodológicas de interesse para acadêmicos vinculados às ciências sociais. Também oferece uma visão distinta da psicanálise através de lentes brasileiras, que será de interesse para leitores que buscam confrontar o viés eurocêntrico e norte-americano de grande parte do debate psicanalítico.

 

Dados técnicos

 

Organizadores: Belinda Mandelbaum, Stephen Frosh, Rafael Alves Lima

Autores: Aline Librelotto Rubin, Belinda Mandelbaum, C. Lucia Montechi Valladares de Oliveira, Christian Ingo Lenz Dunker, Cristiana Facchinetti, Daniel Kupermann, Fernando A. Figueira do Nascimento, Francisco Capoulade, Fuad Kyrillos Neto, J. Guillermo Milán-Ramos, Lucas Bulamah, Mariano Ben Plotkin, Rafael Alves Lima, Rafael Dias de Castro, Raquel Saad de Avila Morales, Rodrigo Afonso Nogueira Santos, Stephen Frosh, Thiago Bloss de Araújo

Encadernação: Brochura

Formato: 16 x 23 x 1,5 cm

Número de páginas: 296

Idioma: português

Edição: 1ª Edição

ISBN: 9786587804279

© 2019 Benjamin Editorial. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução da logomarca da Benjamin Editorial, de imagens ou textos contidos neste site sem autorização prévia e por escrito da editora.